MANEJO DE PRAGAS

Sementes de amargoseira e folhas contêm muitos compostos que são úteis para o controlo de pragas. 

Ao contrário de inseticidas químicos, compostos a base de Neem agem no sistema hormonal do inseto, e não sobre o sistema digestivo ou nervoso e, portanto, não leva ao desenvolvimento de resistência nas gerações futuras. 

Estes compostos pertencem a uma classe geral de produtos naturais chamados limonóides ''.
Os liminoids presentes no Neem o tornaram um inseticida inofensivo e um eficazes nematicida, fungicida, etc,,, 

Os liminoids mais significativos encontrados no Neem com comprovada capacidade de bloquear o crescimento de insetos são: azadiractina, salanin, meliantriol e nimbin. 

A Azadirachtin é atualmente considerada como o agente principal do Neem para controle de insetos. 'Parece causar 90% do efeito sobre a maioria das pragas. Ele não mata os insetos - pelo menos não imediatamente - em vez disso, arepele e atrapalha seu crescimento e reprodução. 

Pesquisas ao longo dos últimos anos tem mostrado que é o regulador de crescimento mais potente e mais eficaz inibidor alimentício já testado  . Ele irá repelir ou reduzir a alimentação de muitas espécies de pragas de insetos, bem como alguns nematoides. 

Na verdade, ele é tão potente que um simples traço de sua presença impede que alguns insetos até mesmo plantas tocantes. " Alguns hormônios são necessários para o crescimento e desenvolvimento dos insetos. Esses hormônios controlam o processo de metamorfose, como os insetos passam de larva a pupa para adulto. particulas Azadiractina no cérebro do inseto impedem a produção desses hormônios vitais. 

Como resultado, os insetos ficam incapazes de realizar a muda (troca de pele).
É através destes efeitos hormonais sutis que este composto importante do Neem quebra o ciclo de vida dos insetos. 
As populações de insetos diminuem drasticamente à medida que se tornam incapazes de se reproduzir. 

Meliantriol e salanim agem como poderosos antialimentar. 

Nimbin bem como nimbidin (outro componente Neem) têm propriedade antiviral. 

Mas, apesar de toda a incerteza sobre detalhes, vários extratos de Neem são conhecidos por atuar em vários insetos, das seguintes formas:

  • A interrupção ou inibição do desenvolvimento de ovos, larvas ou pupas.
  • O bloqueio da muda de larvas ou ninfas
  • Perturbar o acasalamento e a comunicação sexual
  • Repelindo larvas e adultos
  • Dissuasão de fêmeas de postura dos ovos
  • A esterilização de adultos
  • Envenenamento larvas e os adultos
  • Alimentação dissuadida
  • O bloqueio da capacidade de "engolir" (isto é, reduzindo o fincionamento do intestino)
  • Envio de estímulos errados em vários estágios
  • A inibição da formação de quitina.
Todos estes efeitos listados acima não são igualmente fortes ou certos. 


Bloqueando as larvas de muda é considerada como sendo a qualidade mais importante do que Neem, pode ser usado para eliminar muitas espécies de pragas. 

Produtos a base de Neem são inofensivos para a maioria dos comedores de insetos, dos seres humanos e outros mamíferos, exceto certa vida marinha como caranguejos, lagostas, peixes e girinos. 

Apesar da alta seletividade, os derivados de Neem afetam de 400 a 500 espécies de insetos pertencentes a Blattodea, Caelifers, Dermaptera, Diptera, Ensifera, Hetroptera, Hymenoptera, Isoptera, Lepidoptera, Phasmida, Phthiraptera, Siphonoptera e Thysanoptera, uma espécie de ostracad, várias espécies de ácaros e nematoides e caracóis memos nocivos e fungos, incluindo produtores de aflatoxina Aspergillus flavus. 

Os resultados de ensaios de campo em alguns dos principais culturas alimentares em países tropicais irão ilustrar o valor de Neem baseado manejo de pragas para melhorar a produtividade agrícola na Ásia e na África.

Os efeitos do nim sobre algumas das principais pragas
Os insetos alados (Locusts) são uma grande ameaça para as culturas e árvores na África e Ásia. Os efeitos de um composto a base de amêndoas de sementes da árvore Neem em gafanhotos e grilos foram estudados em condições de laboratório, semi-campo e ensaios de campo na África, Ásia e Europa. 

Havia um forte efeito repelente no uso do Óleo de Neem sobre os gafanhoto do deserto e sobre o gafanhotos vermelho. O mesmo se aplica para o gafanhoto variegada. 

Os resultados mostraram que o Óleo de Neem e de outros produtos (extratos do kernel semente aquosas, pó de semente de Neem) pode ser aplicado contra alguns gafanhotos importantes e espécies de gafanhotos em áreas agrícolas com sucesso. 

O Óleo de Neem enriquecido com azadiractina impede gafanhotos de desenvolver em seus enxames migratórios que são tão destrutivos para a vegetação.
Mesmo doses iguais para apenas 2,5 litros por hectare são suficientes para evitar a formação de pragas de gafanhotos. "Embora viva, tornam-se solitário, letárgico, quase imóvel e, portanto, extremamente suscetíveis a predadores, como pássaros." ninfas do gafanhoto são afetados pelo Neem em uma maneira similar. Através da aplicação de produtos do Neem ao solo ou através da utilização de sementes embebidas em produtos de Neem pode proteger algumas culturas de gafanhotos por uma semana a um mês.

O extracto de semente de Neem foi usado para retardar o crescimento de várias espécies de baratas. Ele mata as baratas jovens e inibe os adultos de colocar ovos.

Para Proteger Safra a Arroz: 
A Torta de Neem (o residual remanescente após o óleo foi extraído das sementes) e Óleo de Neem são bastante eficazes contra as pragas do arroz.

Cinco aplicações de uma emulsão de óleo de 25% pulverizado com um aplicador de ultra baixo volume pode proteger as culturas de arroz contra o Brusone.
Produtos de Neem reduzir muito o vírus Tungo, eficiência de transmissão do funil da folha verde no arroz.

Para Proteger Arroz armazenado:
Um dos usos tradicionais do Neem na Ásia tem sido para o controle de pragas de produtos armazenados. Os agricultores costumam misturar folhas de Neem com grão antes de mantê-lo em armazenamento por vários meses.

Folhas de Neem, óleo ou extratos atuam como repelente contra vários insetos, como besouros, escaravelhos, besouros de farinha de feijão-de sementes e traças de batata.

Tratamento de saco de juta com Óleo de Neem rico em azadiractina impede a penetração de pragas como gorgulhos e besouros de farinha.
O óleo de Neem destrói besouros sementes grãos de feijão (bruquídeos, uma variedade de insetos que ataca principalmente leguminosas) no próprio ovo.
Uma mistura de folhas de Neem com barro e esterco de vaca desenvolve propriedade resistente praga para que ele possa ser usado para fazer caixas para armazenamento de grãos.

Para proteger culturas e animais:
O Neem é bastante eficaz contra a lagarta do cartucho, uma das pragas mais devastadoras de culturas alimentares hemisfério ocidental. A Azadirachtin em concentrações extremamente baixas (apenas 10 mg por hectare) inibe as pragas.
O extrato de Neem é útil contra bicho-mineiro, uma praga séria em algumas partes da América do Norte.
O Extrato de semente de Neem funciona tão bem quanto os pesticidas sintéticos comerciais disponíveis.
Foi aprovado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA para uso em minadoras de folha.
Experimentos têm mostrado que os produtos a base de Neem são bastante eficazes contra a broca do milho europeia, uma praga mortal que causa enormes prejuízos para o milho e outras culturas na Europa e na América do Norte.
O Neem  extremamente útil como um antialimentício  e oviposição, também como repelente para proteção de culturas como o tabaco, amendoim, algodão e batata doce dos danos causados ​​pela lagarta do tabaco,
Uma séria praga polífaga de várias culturas na Índia. os produtos de Neem são bastante eficazes contra as larvas de um certo número de espécies de mosquitos, que param a alimentação e morrem após o tratamento.

Atualmente varios países em desenvolvimento usam pesticidas importados caros para controlar a população do mosquito. Estes países podem economizar muito dinheiro usando localmente disponíveis produtos do Neem que são igualmente eficazes.

Técnicas simples, como jogar sementes de nim esmagados (Torta de Neem) em piscinas e lagoas nas cidades e aldeias podem evitar criadouros de mosquitos.
Experimentos têm mostrado que o Neem também é eficaz contra moscas de fruta.

A mosca da fruta, uma das mais prejudiciais pragas de fruticultura, pode ser controlada por pulverização de solução de Neem debaixo de árvores frutíferas.

O Neem tem uma vantagem sobre os pesticidas utilizados atualmente. Considerando que os pesticidas convencionais matam a  moscas de fruta, bem como seus parasitas internos, os compostos a base de Nim, por outro lado, deixam os organismos de controle biológico intactos, pois eles só matam as moscas da fruta. Isto reduz, de fato, elimina efeitos adversos.

O Neem é útil contra mariposa cigana, uma praga que está a causar graves danos às florestas em partes da América do Norte. Testes de laboratório mostraram que uma aplicação de concentração muito baixa de formulação extrato de semente de Neem, aprovado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA, pode matar mariposas.
As moscas Calliphoridae matam um grande número de ovelhas na Austrália. Experiências demonstraram que os produtos  a base de Neem podem ser úteis no controlo de moscas varejeiras.
Isso abre uma nova linha interessante de aplicação de Neem na criação de animais. Conforme mencionado acima, extratos de Neem pode influenciar cerca de 400-500 espécies de insetos.

Até agora, temos concentrado nos efeitos dos produtos de Neem sobre alguns dos insetos que causam graves danos para plantações e animais. Como pode ser visto a partir da discussão acima, é estabelecido que o Neem e seus derivados são altamente eficazes contra muitos insetos pestíferas.

Contra Pragas diversas:
Pesquisas nos últimos anos tem mostrado que o Neem é bastante eficaz contra as pragas não-insetos também vermes que estão entre as pragas agrícolas mais devastadoras.
Esses nemátodos são muito difíceis de controlar. A utilização de nematicidas sintéticos não é aconselhável uma vez que causam efeitos toxicológicos.
A pesquisa mostrou que estas pragas são sensíveis a produtos de Neem. «Certas frações limonóide extraídos de sementes de Neem estão fornecendo proteção ativa / defesa contra nematóides das galhas. Pó de Torta de Neem também são nematicida.
A Torta de Neem já está sendo usada em base comercial por parte dos agricultores de Cardamomo no sul da Índia.

Fungos atacam plantas e árvores de várias maneiras e formas. Eles causam enormes prejuízos às culturas importantes, como trigo, arroz e milho. Vários testes têm demonstrado que o Neem atua como um fungicida.
Se isso for provado seria amplamente aplicável, teria enormes efeitos positivos na agricultura, meio ambiente e abastecimento de alimentos com efeitos altamente valiosos, como a redução da pobreza, o aumento da produção, etc

Em uma escala global alguns testes mostraram resultados promissores, extratos de folhas de Neem não conseguiu matar o fungo Aspergillus flavus, mas parou completament de produzir aflatoxina. Isto é importante porque a aflatoxina é uma substância cancerígena poderoso que está causando crescente preocupação em relação ao abastecimento de alimentos do mundo.

Controle de pragas, como praticado hoje na maioria dos países em desenvolvimento baseia-se principalmente no uso de agrotóxicos importados. Esta dependência tem de ser reduzida. Embora os pesticidas são geralmente rentável em base retornos culturas direto, o seu uso muitas vezes leva à contaminação de ambientes aquáticos e terrestres, danos a insetos benéficos e biota selvagem, envenenamento acidental de seres humanos e animais, e os problemas individuais de resistência a pragas e ressurgimento.

Mais 500 espécies de artrópodes se tornaram resistentes a um ou mais insecticidas. Resistência da lagarta do algodão, Helicoverpa armigera, na Índia e no Paquistão, e do besouro da batata do Colorado, Leptinotarsa ​​decemlineata, nos EUA à todos os inseticidas disponíveis e resistência da traça de Diamondbacks, Plutella xylostella, para todas as classes de inseticidas, incluindo Bacillus thuringiensis,

No Havaí, Malásia, Filipinas, Taiwan e Tailândia, ilustram a complexidade do problema. Mudanças estatus na pragas de menor para maior, e ressurgimento de pragas, como a mosca branca, causada por destruição direta ou indireta de inimigos naturais de pragas, são outros desenvolvimentos indesejáveis ​​associados ao uso de pesticidas.

Um relatório da Organização Mundial de Saúde e do Programa Ambiental das Nações Unidas ( WHO / UNEP 1989) estimou que há 1 milhão de casos de envenenamento por pesticidas em humanos a cada ano no mundo, com cerca de 20.000 mortes, a maioria em países em desenvolvimento.

O problema se torna ainda mais difícil porque pelo fato que novos compostos estão vindo para substituir inseticidas antigos. O custo de desenvolvimento e registro de novos agrotóxicos está custando quase EUA $ 60 milhões, e os fabricantes de pesticidas não estão dispostos a arriscar investimentos em produtos cujo mercado poderia ser reduzido por desenvolvimento de resistência de pragas.

Para ecologicamente ser correto, justo, ético no manejo de pragas, não é necessário os agentes de controlo que são específicos de pragas, não tóxico para os seres humanos e outros biotas, biodegradável, menos propenso à resistência a pragas e ressurgimento, e relativamente menos caro.

Entre as várias opções o Neem foi identificada uma fonte de pesticidas ambientalmente naturais.

Cortar Pragas:
O Neem tem uma longa história de uso, principalmente contra pragas domésticas e armazenamento de alimentos e até certo ponto contra pragas de culturas no sub-continente indiano.

Era uma prática comum na Índia rural misturar folhas secas de Neem com grãos destinados para armazenamento.

Mistura na proporção de Neem (2-5%) com arroz, trigo e outros grãos é ainda hoje praticada em algumas partes da Índia e do Paquistão. Além disso, já em 1930, a Torta de Neem foi aplicada ao arroz e cana contra broca do caule e formigas brancas.
Alguns agricultores inovadores em Karnataka e Tamil Nadu, na Índia afirmam até hoje "poça" galhos verdes e folhas em viveiros para a produção de mudas arroz robustas e simultaneamente repelir o ataque de pragas como as cigarrinhas precoces, planthoppers e larvas whorl.experimentos, confirmaram que mudas de arroz levantadas a partir de sementes tratadas com extrato de semente de Neem ou bolo ficaram saúdaveis e resistente a cigarrinhas do arroz e planthoppers.

As primeiras observações de que com uso das folhas de Neem não foram atacados por gafanhotos que pululam, também foram confirmados em estudos de laboratório é atribuída à atividade repelente contra gafanhotos.

Potencial do Neem no controle de pragas
Há um enorme potencial do uso do Neem nos países em desenvolvimento no controle de pragas, no entanto, manteve-se em grande parte inexplorado, devido ao advento de DDT e outros e outros inseticidas sintéticos de amplo espectro. Além disso, grande publicidade dada a slogans como "o único inseto bom é um inseto morto" e identificar usos tradicionais de Neem como atrasos ​na produção, gradualmente influenciou os agricultores a não usar o Neem.

Somente na última década, que o potencial de controle de pragas com o Neem, o que não mata as pragas, mas afeta seu comportamento e fisiologia, foi reconhecido. Embora efeitos sutis, do Neem como repelência, anti-alimentício e desestimulação de oviposição, inibição do crescimento, confusão sexual, quimi-esterilização etc, são agora considerados muito mais desejáveis do que um rápido extermínio em programas de manejo integrado de pragas, pois reduzem o risco de expor as pragas a inimigos naturais que os cação como alimento e acabam envenenados.

Apesar da alta seletividade, derivados de Neem afetam de 400 a 500 espécies de insetos pertencentes a Blattodea, Caelifera, Coleoptera, Dermaptera, Diptera, Ensifera, Hetroptera, Homoptera, Hymenoptera, Isoptera, Lepidoptera, Phasmida, Phthiraptera, Siphonoptera e Thysanoptera, em espécies de ostracodes, várias espécies de ácaros e nematóides , e mesmo caracóis e fungos nocivos, incluindo produtores de aflatoxina Aspergillus flavus.

Os resultados de ensaios de campo em alguns dos principais culturas alimentares em países tropicais irão ilustrar o valor do gerenciamento baseado em Neem para melhorar a produtividade agrícola na Ásia e na África.

Pragas de Produtos Armazenados
Perdas pós-colheita são notoriamente elevados nos países em desenvolvimento.
As perdas anuais em todo o mundo chega a até 10% de todo o grão armazenado, ou seja, 13 milhões de toneladas de grãos perdidos devido a insetos ou 100 milhões de toneladas pela falha no armazenamento.

O Dr. RC Saxena reviu recentemente o potencial do Neem contra pragas em produtos armazenados como leguminosas em grão, milho, sorgo, arroz, trigo e tubérculos de batata. No armazenamento e armazéns a nível de exploração agrícola, a aplicação de derivados de Neem para sacos e grãos armazenados forneceu proteção contra pragas e insetos.

Sementes de amargoseira em pó misturado com casca (1 a 2%) reduziu significativamente infestações e danos aos grãos durante um período de armazenamento de três meses, aumentou a eficácia aplicada em saco de juta (100 x 60 cm) controlando 80% da população de insetos e controlou dano ao trigo em até 6 meses.

O tratamento com o controle não tratado.
O tratamento do extrato de semente de Neem foi tão eficaz quanto o de 0,0005% metil primiphos misturado com o grão.
Usando esta tecnologia em Sind, Paquistão, altas taxas de custo-benefício foram obtidos por pequenos, médios e grandes agricultores.

Eficácia do Óleo de Neem
A eficácia do Óleo de Neem sozinho ou em combinação com a fumigação foi avaliado contra cinco principais espécies de grãos armazenados nas pragas que infestam arroz e grãos de arroz em um armazém em ensaios realizados nas Filipinas.
O grão de arroz tratado com 0,05 a 0,1% de Óleo de Neem ou tratados com Óleo de Neem, após fumigação com 'Phostoxin', e armazenada durante 8 meses tiveram significativamente menos insetos adultos do Tribolium castaneum em relação aos controles não tratados.
Ambos os tipos de tratamentos com o Neem foram tão eficazes como o tratamento de sacos com 'Actellic' na proporção de 25ug/cm2 ou o tratamento de grãos com Actellic em 0,0005%, e suprimiu a população de pragas em 60%.

A população acumulada também foi reduzida quando quando fumigado e não-fumigado, o arroz foi armazenado em sacos tratados com Óleo de Neem a> 1 mg/cm2. dominica Rhizopertha, Sitophilus oryzae, Oryzaephilus surinmensis e Corcyra cephalonica foram igualmente afetadas pelos tratamentos de Neem sozinho ou em combinação com a fumigação de grãos antes.
Fumigação e Phostoxin foram eficazes apenas por cerca de 2 meses contra R. dominica, e por até 6 meses contra outras espécies de pragas, enquanto os tratamentos de Óleo de Neem foram eficazes até 8 meses. Em comparação com a danos causados ​​por pragas no arroz tratado ou fumigados, o tratamento de Óleo de Neem reduziu significativamente o dano ao grão de arroz.
Aos 8 meses após o armazenamento, gorgulho atacou os grãos, nos tratamentos de Neem foram 50% dos que estão no arroz fumigado e 25% daqueles em que o arroz não tratada.
O tratamentos de Neem também reduziu as populações de pragas e danos na almofada. Em estudos realizados no Quênia, o crescimento e desenvolvimento da primeira estágios do gorgulho do milho, o Sitophilus zeamais, estava completamente preso em grãos de milho tratados com Óleo de Neem a 0,02%, enquanto a perda de peso de espigas tratado foi inferior a 1%, em comparação com uma redução de 50% em peso de espigas não tratadas armazenadas por 6 meses. (Kega e Saxena, 1996).
Enquanto os tratamentos com o Neem não pode substituir completamente os pesticidas químicos usados como preservação ​​em produtos armazenados, as quantidades de pesticidas necessários poderiam ser reduzidos, diminuindo assim a carga de pesticidas em grãos. Com tempo bom e métodos inovadores de aplicação, o seu uso pode ser integrado em gestão de produtos armazenados.

Pragas Sugadores de sangue 
Ascher e Meisner reviram os efeitos do Neem sobre insetos hematófagos que afetam os seres humanos e animais. A aplicação de uma pasta feita a partir de folhas de Neem e cúrcuma em 4:1 de proporção da pele curou 97% dos pacientes que sofrem de sarna causadas pelo ácaro Sarcoptes scabei em 3-15 d. Sprays de extratos mensais ethanoilic de Neem ou tomando banho semanal com produtos ricos em Azadiractina aquosa 01:20 "ouro verde" controlado o carrapato arbusto, Ixodes holocylus e carrapato dos bovinos, Boophilus microplus na Austrália, mas foram menos eficazes contra o tratamento de carrapato marrom em cães, Rhipicephalus sanguineus.

Na Jamaica, o extrato de semente de Neem controlou a infestação de carrapatos em currais e cães. produtos de Neem são usados para repelir e afetar o desenvolvimento de mosquitos. Dois por cento de Óleo de Neem misturado em óleo de coco, quando aplicada em partes do corpo expostas de voluntários humanos, houve proteção completa por 12 h de picadas de todos os anofelinos.

Lâmpadas de querosene contendo 0,01-1% de Óleo de Neem, iluminando nos locais onde havia voluntários humanos, houve redução das picadas de mosquito, bem como as capturas de mosquitos descansando em paredes dos quartos, a proteção foi maior do que contra Anopheles contra Culex. Eficácia da aplicação do Óleo de Neem em tapetes contra mosquitos também foi demonstrado, a vaporização repeliu os mosquitos por 5-7 h ao custo quase insignificante.

O mosquito-pólvora, argentipes Phleobotumus, também foi totalmente repelido por Óleo de Neem, misturado com coco ou óleo de mostarda, durante toda a noite em condições de campo na Índia. Aplicação de Torta de Neem a 500 kg / ha, isoladamente ou em mistura com ureia, em campos de arroz no sul da Índia reduziu o número de pupas de tritaeniorhynchus Culex, o vetor de encefalite japonesa, e também resultou em maior rendimento de grãos.

Resistência de Pragas a produtos de Neem?
Alguns insetos herbívoros, incluindo Homoptera, Coleoptera, Lepidoptera sobrevivem com neem, mas, em grande parte, é livre de sérios problemas. Embora Taylor indicou que os insetos podem, eventualmente, adaptar-se a limonóide rapidamente, mas Vollinger demonstrou que dois insetos geneticamente diferentes de P. xylostella tratadas com um extrato de semente de Neem não mostrou nenhum sinal de resistência em testes de alimentação e de fecundidade até 35 gerações.
Em contraste, as linhas tratadas com deltametrina desenvolveram fator de resistência de 20 em uma linha e 35 na outra. Não houve resistência cruzada entre deltametrina e extrato de semente de Neem nas linhas de deltametrina-resistente.
Além disso, a atividade da enzima oxidase esterase e multi-função não se alterou durante as 35 gerações. A diversidade de substancias na química do Neem e seus efeitos comportamentais e fisiológicos combinados sobre pragas de insetos parecem conferir um mecanismo interno na prevenção de resistência do Neem. No entanto, a sabedoria exige que os usuários devem abster-se de aplicação exclusiva e prolongada de materiais bioativos único, como Azadiractina.



Sem comentários:

Enviar um comentário