AGRICULTURA ORGÂNICA E O NEEM

A árvore Neem (Azadirachta indica A. Juss) e seus derivados têm grande relevância nas práticas de agricultura orgânica. 
Esta árvore notável tem sido identificada como um recurso renovável para agricultura que contribuiu para o crescimento dos agro-químicos e nutrientes que são bio - degradável, não-tóxico e eficazes.

Muito antes de os produtos químicos sintéticos e inseticidas e fertilizantes comerciais estarem disponíveis, os derivados de Neem eram usados ​​em aldeias indígenas para proteger e nutrir lavouras. 

A investigação científica tem mostrado que o extrato de nim pode influenciar cerca de 400 espécies de insetos. 

É verdade que algumas destas pragas são resistentes a pesticidas, ou são de difícil controle com pesticidas convencionais. (Tripes florais, traça diamante para trás e vários mineiros de folha). 
A maioria dos produtos de Neem pertencem à categoria dos meio a pesticidas de largo espectro, ou seja, eles são eficazes em uma ampla gama de pragas. 

A utilização de derivados de Neem para o gerenciamento de pragas é uma abordagem não-violenta para o controle de pragas. Produtos de Neem trabalham intervindo em diversas fases da vida do inseto. Eles não podem matar a praga instantaneamente, mas pode incapacita-los de várias maneiras. 

O Neem muito sutilmente emprega efeitos como repelência, inanição alimentar  e oviposição dissuasão, inibição do crescimento, confusão sexual, quimio-esterilização, etc. Estes são agora considerados muito mais desejável do que uma rápida solução em programas de manejo integrado de pragas, pois reduzem o risco de expondo os inimigos naturais das pragas de alimentos ou fome envenenado. 
A ação de produtos de Neem cumpre todas as prioridades entre os objetivos ambientais. 
Esta árvore única é, talvez, o exemplo mais significativo de como a natureza pode combinar diversas funções, ou seja, a ação da Torta de Neem como fertilizante pesticidas. 

A Química de Neem para a agricultura biológica: plantas de Neem, como fazem todas as outras plantas, contêm milhares de produtos químicos. De especial interesse são terpenóides que são exclusivas do Neem e alguns membros relacionados desta família. Mais de uma centena de terpenóides são conhecidos a partir de diferentes partes da planta do Neem. 

Dos seus constituintes biológicos, o composto mais ativo e bem estudada é Azadirachtina. No entanto, na maioria dos preparativos tradicionais do Neem como pesticida ou medicinal, uma mistura de produtos químicos Neem estão presentes e fornecem os princípios ativos. 

Vários tipos diferentes de azadiractina (AK) foram isolados, os mais abundantes, dos quais é Azadiractina-A. Os terpenóides de Neem estão presentes em quase todas as partes da planta, nos tecidos vivos. 

Recentemente, o local de síntese e acumulação de produtos químicos de Neem tem sido identificada como células secretoras. As células secretoras são mais abundantes nos grãos de sementes.

Sem comentários:

Enviar um comentário