POTENCIAL ECONÔMICO DO NEEM NO FUTURO

De acordo com algumas estimativas, existem cerca de 20 milhões de árvores de Neem na Índia. Esta estimativa inter-estatal é um pouco menos do que a estimativa atual de 20 milhões. 

A árvore Neem normalmente começa frutificação após 3-5 anos. Em cerca de 10 anos, torna-se totalmente produtiva. Sob condições favoráveis, a produção de frutos frescos por árvore totalmente crescido é cerca de 50 kg por ano. Se 50% são acessíveis e bateu, a produção total de sementes de Neem pode muito bem chegar ao nível de 5 milhões de quintais. Nível atual de cobrança é muito abaixo de 50%, o que mostra o potencial de emprego e geração de renda adicional. 
Se o plantio comercial e agro-florestal, envolvendo Neem for popularizado, o potencial sobe significativamente, com a utilização positivas na produção de inseticida, fertilizante, ração para animais leiteiros e outros produtos de valor agregado.

Sob a hipótese otimista de um conteúdo de Azadirachta de 5 g por kg de sementes secas,  já existe uma reserva de cerca de 150 toneladas de Azadirachta por ano na Índia, que pode ser aproveitado para fins de exploração comercial. 

Para ser produzido em grandes quantidades, pelo menos, 100 kg, os frutos devem ser secas e processadas sob condições cuidadosamente controladas, a fim de evitar a infecção por fungos que podem causar contaminação de aflatoxina. 

Se plantação de Neem fosse em escala comercial, o potencial cresceria. 
A Torta de Neem parece ser a matéria-prima mais econômica para produção de Azadirachta bruto. "Pode-se supor que a Azadirachta bruta padronizada deve estar disponível em cerca de EUA $ 2 por grama. Só então ele pode competir com novos inseticidas sintéticos. " Existe um potencial de cerca de 5,40,000 toneladas de sementes, que podem render cerca de 1,07,000 de toneladas de óleo e 4,25,000 toneladas de Torta. 

No entanto, apesar da boa demanda, apenas cerca de 25 a 30 por cento da semente de Neem é coletado na Índia, indicando um grande potencial inexplorado. É preciso incentivos para a coleta de semente de Neem de acordo com a atual realidade econômica, podendo ser fortalecido, juntamente com melhorias governamentais para a comercialização de sementes de Neem.

O isentivo para a exploração financeira e uma política para a integração de Neem no âmbito da agricultura, as políticas de indústrias rurais e pequenas é necessário, a fim de realizar este potencial, como discutiremos mais tarde. a produção Neem atualmente não é atraente peça baixa remuneração. 

Existem várias razões para a falta de interesse dos agricultores. Os motivos importantes são o pobre rendimento, a deterioração de sementes, falta de informação e serviços de comercialização inadequados que enfraquecem os retornos desta atividade. 

Por causa da má qualidade das sementes e sua baixa posição de barganha, os coletores de sementes de obter um preço muito baixo para suas sementes. O valor obtido pelos coletores de sementes gira em torno de EUA $8,13 a EUA $40,63 por tonelada de sementes, dando valor médio de EUA $1,65 por dia de trabalho. 

Como uma renda complementar a tempo parcial, mesmo que um pobre aldeão capaz de tocar em 100 árvores de Neem em um ano, como fluxo de renda adicional. 10 mil por ano pode ser conquistada com a modesta meta de atingir 50% da população de árvores. Este tipo de renda extra apenas por coleta de sementes pode beneficiar a um grande numero de  pessoas. Uma vez que são  imensas as possibilidades do Neem como parte de agro-florestal é popularizado como uma parte de IRDP e produtos de valor agregado através de indústrias da vila. 

As semente de boa qualidade poderia custar até EUA $65,03  por tonelada, o que duplica o nosso potencial estimado de Neem. 

A produção do óleo de sementes de má qualidade prejudica a comercialização. É por isso que o preço pago por tais sementes é baixo. A coleta e a secagem de sementes são os principais problemas a nível da aldeia. A prática comum é a vassoura no chão debaixo da árvore. No processo, a poeira é misturado com a semente. Isso pode ser evitado por afetar mudanças simples no processo de coleta, como a divulgação tapetes de juta ou aqueles feitos de materiais locais ou folhas de plástico sob a árvore. Essas mudanças custam muito pouco, mas pode ajudar muito na coleta de sementes limpas e melhorar a qualidade do óleo. 

A semente precisa ser despolpa imediatamente após a coleta, secas ao sol e armazenadas até esmagadas para extração de óleo. Qualquer atraso na despolpa das sementes e secagem afeta a qualidade, tanto no que diz respeito ao teor de Azadirachta no óleo. 

Sementes secas de maneira adequada podem ser armazenadas até um ano, embora tenha sido recomendado armazenar por no máximo três meses após a sua colheita para um aproveitamento máximo do óleo.

As organizações não governamentais podem desempenhar um papel crucial na formação de sementes de qualidade, criando cooperativas de coleta e comercialização de sementes de Neem. Isso permitiria que os coletores de sementes conseguissem melhor preço com o fornecimento adequado e de boa qualidade sementes de Neem em tempo hábil, que seria fundamental para o sucesso comercial de Azadirachta.

Na Índia, as instalações já existentes para a extração de óleo de sementes de Neem. É possível utilizar essas instalações para a obtenção de extratos ricos em Azadirachta.  No entanto, ao contrário do caso da extração de óleo, os procedimentos de extração tem que ser de padrões elevados. O cuidado apropriado deve ser tomado na manipulação de sementes em várias etapas, incluindo aquisição, secagem e armazenamento. Se não for tratada com cuidado o teor de Azadirachta em sementes degrada, o que afeta a qualidade das formulações de Azadirachta. 

Uma razão importante para a falta de interesse entre os agricultores é que eles geralmente não consideram produtos de Neem como uma fonte confiável para a proteção de plantas. Isto é principalmente devido à falta de informação. ".............. os esforços feitos até agora sobre a transferência de tecnologia de Neem não são compatíveis com os dados coletados sobre o uso de folhas de Neem, sementes, grão, azeite, torta, enriquecidos e formulações aquosas de torta de sementes, e pronto para usar formulações de Neem como inseticidas, repelentes, desreguladores crescimento, repelentes de oviposição e Esterilizantes Químicos para controle de diversas pragas nas culturas e também como nematicidas e reguladores de nitrogênio.

Há uma necessidade urgente de fortalecer e acelerar o ritmo de extração, que gera interesses da Secretarias de Estado da Agricultura e Universidades, Krishi Vigyan Kendras e institutos de pesquisa da ICAR, em colaboração com os fabricantes de produtos de Neem para divulgar informações sobre Neem aos agricultores.

A melhor maneira de popularizar o uso de produtos de Neem é através de centros de demonstração,e fazer a ponte entre os laboratórios e agricultores. Há muitos produtos Neem incluindo pesticidas que não exigem tecnologia sofisticada para produzir. Isso vai reduzir muito a dependência do agricultor em produtos químicos tóxicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário